Proposta Pedagógica

Projeto Político Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico – PPP – do Colégio Movhi segue os parâmetros inspiradores e determinantes da legislação vigente no território brasileiro, considerando neste contexto a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – (Lei nº. 9.394), o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente – (Lei nº. 8.069) e RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

O PPP faz aprofundamento conceitual pedagógico com base na Teoria Histórico Cultural, indicada nos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais –, como fundamento de concepções, uma abordagem democrática e humanizada de educação, na qual o processo de aprendizagem ocorre de forma significativa.

Principais aspectos da nossa pedagogia

Compreendemos a educação como desenvolvimento integral e pleno que favorece a construção de conhecimentos e valores. Oportunizamos aos alunos a ação, a integração e a interação, a partir deles, que são o centro de nossa proposta pedagógica.

Priorizamos a autonomia para oportunizar o exercício de enfrentar situações-problema, refletir, criar e transformar.

Oportunizamos que o aluno desenvolva competências básicas no campo das ciências, através de pesquisas, confronto de ideias e aplicação de conhecimentos.

Principais aspectos de nossa pedagogia

Instituição

Compromisso com a seriedade, competência e profissionalismo.

Aluno

Principal objetivo da instituição.

Educadores:

Com formação acadêmica. A instituição oferece formação continuada.

Prática reflexiva;
Ética;
Desenvolvimento do senso crítico;
Diálogo;
Valorização de conhecimentos prévios;
Visão interdisciplinar e ecológica;
Avaliação: Formativa.

Metodologia

O aluno participa e interage na construção do conhecimento e de sua formação/educação como um sujeito pensante/atuante frente ao mundo que o cerca. Educar é promover, amplamente, o desenvolvimento humano, que abrange aspectos socioafetivos, cognitivos e motores. Além destas considerações, para nossa instituição é fundamental o aluno contextualizado, sua história, seu meio social e cultural, para que possamos compreendê-lo por inteiro.

Concepção Pedagógica Interacionista – Vygotsky, Wallon, Piaget.

“A criança é ativa em seu próprio processo de desenvolvimento: nem está sujeita apenas a maturação, nem submetida passivamente a imposições do ambiente” (Oliveira, 1993).

Cotidiano

Permeado por atividades e momentos que possibilitam a interação e a aprendizagem significativa, contextualizada e prazerosa, por meio de vivências em projetos de trabalho.

Projetos de Trabalho

“Uma estratégia educacional que favorece a tomada de decisões e as ações do grupo. Os educandos participam ativamente de todo o processo e comprometem-se com um “produto final.”” (Nilbo Nogueira, 2001).

Temas Transversais

Conforme os PCN, os temas transversais – Ética, Meio ambiente, Saúde e Pluralidade Cultural – Serão transversalizados na Matriz Curricular nos planos de ensino dos educadores.